quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007




Mitos e lendas: O pão engorda. O aumento de peso acontece quando ingerimos mais calorias do que aquelas que o nosso organismo consegue gastar. Ora, como praticamente tudo o que comemos ou bebemos tem calorias, teremos que estar atentos ao que ingerimos e ao exercício físico que fazemos durante o dia. Ainda continua a haver muita gente que acredita que o pão ou outros farináceos engordam muito e que por isso é necessário eliminá-los das dietas de quem quer perder ou manter o peso. É falso. Estes alimentos são obrigatórios numa alimentação equilibrada e saudável e se não forem confeccionados ou recheados com gorduras ou alimentos ricos em gordura não têm efectivamente muitas calorias. Para exemplificar o que acabo de dizer faço a sua comparação com a fruta que muita gente crê não engordar. A um pão correspondem duas peças de fruta de tamanho médio...Diz-se que o pão integral é melhor para quem quer emagrecer.Desengane-se quem come este tipo de pão para emagrecer. Como disse antes, não há nenhum alimento que emagreça. No entanto, os cereais integrais ou seus derivados como o pão, tendo praticamente as mesmas calorias que os seus congéneres mais brancos, têm, no entanto, um maior teor de fibras que são fundamentais para uma maior e mais duradoura saciedade, evitando que se volte a comer tão rapidamente, e apresentando, simultaneamente, um maior valor nutritivo.
Água às refeições engorda. A água é das poucas coisas que ingerimos que não tem calorias. Logo, não engorda, mas também, como muitas pessoas pensam, não emagrece. Poderá ser responsável por algum excesso de peso se houver alguma situação clínica anómala que provoque a sua retenção nos tecidos. Mas isso nada tem a ver com gordura ou obesidade! Quando ingerida às refeições, sobretudo em grandes quantidades, poderá contribuir para a dilatação do estômago, factor que poderá solicitar posteriormente a ingestão de mais comida.
Não se deve beber água quando se sua após exercício físico intenso.Falso. Sempre que se realiza exercício físico intenso há eliminação de grandes quantidades de água que se liberta durante o trabalho muscular para permitir a manutenção da temperatura corporal. Sendo a água o maior constituinte do nosso organismo (60-70% do nosso peso), tem que ser reposta o mais rapidamente possível para evitar a desidratação. Deve ser consumida à temperatura ambiente para não causar eventuais choques térmicos. As bebidas à base de cola são boas para as articulaçõesUm dos grandes problemas actuais no que toca à desinformação dos consumidores quanto às qualidades nutricionais de determinados produtos tem a ver com as fortes campanhas publicitárias de que todos somos vítimas. As bebidas à base de cola, que contêm habitualmente teores apreciáveis de ácido fosfórico quando consumidas com regularidade podem contribuir para uma descalcificação progressiva do esqueleto. O seu consumo deve ser pontual e parcimonioso, proibido a crianças e evitado por adolescentes não só por este motivo mas também devido às quantidades de açúcar e/ou cafeína que contêm.

Limpezas, chocolate e bolo de arroz...


Pois agora que me estão a ler devem pensar que eu " pirei " de vez por causa do título do post de hoje... Não tem nada a ver com e tem tudo... Eu explico:

Limpezas - limpei da lista dos blogs a visitar aqueles que não são actualizados e aqueles que nunca me visitam...!

Chocolate - ontem comi um chocolate, algo que não fazia desde o Natal. Arrependida? Não! Não fiquei com remorsos e adorei, quase 200 calorias assim em 4 dentadinhas mas... Já está!

Bolo de Arroz hoje de lanche!


Mas agora tenho que voltar ao normal, não é por causa destes dois deslizes que vou desistir! Nem pensar.


Um beijo light

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007


Estava a dar uma volta na net e encontrei um artigo interessante de onde retirei. Este pequeno excerto:
“ - É certo que muitas presumíveis anorécticas tentam emagrecer até que o próprio organismo dispare sinais de alerta sem chegar a transgredir nestes casos o limite de um emagrecimento perigoso; mas quando o anoréctico ou anoréctica vê reforçada a sua férrea vontade de emagrecer com roupas que lhe ficam a matar, os comentários de admiração por parte de familiares ou amigos ou o exemplo de modelos, cantores ou actrizes que emagreceram também até esse extremo, a mente sobrepõe-se ao organismo que, cada vez mais debilitado, acaba imerso numa espiral muito difícil de corrigir. Do lado oposto está a humilhação de quem tem um pouco mais de peso ou não possui a magreza adequada ao ambiente social, cunhando na mente o conceito que quanto mais se emagrece melhor partido social se tira. “

Podem ler o artigo na integra emhttp://doc.jurispro.net/articles.php?lng=pt&pg=6134

2º. Feira de Carnaval...

Hoje é dia de me mascarar! Eu de Mulher Aranha e o meu amor de Principe Vampiro, uhmm que casal de meter medo. Lol...! É pena o frio que está, acho que vou ter muito frio esta noite.

Estou a tentar trabalhar mas ainda não fiz nada de produtivo, mais valia ter tirado o dia de hoje de férias, aqui o trabalho está todo a meio gás, alguns colegas tiraram férias.

Mas eu tenho que guardar os meus preciosos dias de descanso para em Abril ir para uma praia bem tropical do outro lado do Oceano, mal posso esperar.

A dieta vai no bom caminho, perdi mais um kilinho, é tão bom...

Bem agora vou almoçar uma sopita e uma fruta pois já estou a ficar com fomeca!

Divirtam - se, é CARNAVAL...