quinta-feira, 29 de março de 2007

Talvez desitir do blog...

Estou seriamente a pensar em desistir do blog; em parte porque me encontro desmotivada em relação à dieta e depois porque me sinto cansada. Raramente me apetece escrever! Para além destes motivos normalmente muitas pessoas comentavam o Blog e actualmente quase ninguém o faz!

segunda-feira, 26 de março de 2007

Iogurte - o nosso aliado....Ah e já fiz 32 anos...!


História do Iogurte, esse nosso aliado...
Invenção do Neolítico:A origem do iogurte ainda não é totalmente conhecida, mas há vários episódios que podem estar na base do seu aparecimento na Antiguidade. Uma dessas histórias diz que a criação do iogurte está associada ao período Neolítico, época em que o homem começou a domesticar mamíferos como os camelos, búfalos, cabras, ovelhas ou vacas e a utilizar o seu leite. Conta-se que este leite era depois armazenado em marmitas de barro à temperatura ambiente, o que, conjugado com o clima do deserto, cujas temperaturas chegavam a atingir os 43ª, criava as condições ideais para que o leite fermentasse, produzindo um rudimentar tipo de iogurte, muito apreciado pelos pastores. Mais tarde seria difundido sobretudo no Oriente, onde serviria de base de alimentação de exércitos como o do célebre conquistador mongol Gengis Knah (séc. XII), até que chegaria depois à Europa através dos fenícios e egípcios, tornando-se um alimento essencial, principalmente para as crianças.
A composição do iogurte está definida na legislação portuguesa pela portaria nº742/92. Natural iogurte sem quaisquer adições além das culturas microbianas e dos ingredientes previstos. Aromas, Polpas e Pedaços para além das matérias primas, podem também ser utilizados os seguintes géneros alimentícios aromáticos: frutas e vegetais (frescos, congelados, em pó, conservados e em compota); derivados de fruta e vegetais (sumos, sumos concentrados, polpas, polmes e xaropes); sementes ou parte de sementes comestíveis ; mel ; café ; cacau ; chocolate ; especiarias. Aromas no iogurte aromatizado deverá ser feita referência ao respectivo aroma. Polpas iogurtes com adição de derivados de fruta (sumos, sumos concentrados, polpas, polmes e xaropes) Pedaços quando se fizer referência a fruta, esta deve estar presente em quantidade que influencie o aroma e o sabor. Líquidos iogurte liquefeito depois de coagulado e embalado posteriormente. Bicompartimentados iogurtes + cereais ou compotas de fruta em compartimentos estanques.
Já cheguei aos 32 anos...Felizmente a festa / jantar de aniversário na minha casa correu bem. Embora tenha estado o dia de ontem muito melacólica e pensativa; como se estivesse a fazer um balanço dos meus 32 anos de idade...! O balanco tem um saldo positivo mas quero mais e vou ter mais; emagrecer, ter um filho e continuar a minha vida tentando sempre vive - la o melhor possível.

Agora de volta ao trabalho.